Voltar para a página inicial
 
 
Setembro 2002
Maio
2003
Esse site foi premiado e coroado pelo BuscaKi

Cananéia - conheça a cidade e suas tradições

Vista do ancoradouroSobre a Ilha de Cananéia

Cananéia está no centro de um corredor biológico de 110 km que se estende desde a foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) até a baia de Paranaguá (PR) e é um dos maiores berçários de vida marinha do planeta.
Tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e apontada pela revista americana “Condé Nast Traveler” como o melhor roteiro ecológico do mundo, a região lagunar-estuarina de Cananéia, conhecida como Lagamar, é uma fantástica coleção das águas de muitos rios, baias e lagoas com o mar e compreende, num só lugar, 4 ecossistemas: mangues, dunas, restingas e a Mata Atlântica. Aí se encontram inúmeros sítios arqueológicos, os sambaquis, datados entre seis e quatro mil anos, e ruínas do período colonial.
Uma "pontinha" da Ilha do Cardoso O município é formado por inúmeras ilhas: de Cananéia (sede) Cardoso, Bom Abrigo, Filhote, Cambriú, Castilho, Figueira, Casca e Pai do Mato, onde se destacam quilómetros de praias selvagens e encantadoras: Pereirinha, Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Bom Abrigo (Farol) Marujá, Fole Pequeno, Foles, Lages, Enseada da Baleia, Pontal do Leste, etc.
Na diversidade desse ambiente você encontra ainda: o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC) Núcleo Perequê, com museu, laboratório e aquário; trilhas, morros, costões, cachoeiras, rios, lagoas, piscinas naturais, comunidades caiçaras, farol, marco do Tratado de Tordesilhas e a maior atração da região: os botos (sotalia fluviatilis) que costumam acompanhar as embarcações exibindo-se em saltos.
PEIC
Botos
A partir de Cananéia, você pode visitar também a praia do Boqueirão Sul, no município de Ilha Comprida, bastando atravessar de balsa o canal do Mar Pequeno.
Balsa que faz a travessia para a Ilha Comprida
Conheça a fantástica História de Cananéia, a primeira cidade fundada no Brasil, suas lendas, fauna, flora, festas, culinária e, sobretudo, as melhores e mais saborosas ostras do mundo.
Venha navegar através de 150 km de trechos flúvio-marítimos e conhecer a generosa pesca esportiva, embarcada ou não, de mergulho ou de linha, não importa. Tá nervoso? Vá pescar em Cananéia!
O município tem 1.358 km², clima ameno, altitude média de 6m acima do nível do mar, temperatura média anual compensada = 21,87 º C, índice pluviométrico anual = 1.667 mm, umidade relativa do ar = 83% e temperatura média do mar entre 22 e 28 º C.

Venha com tempo, traga roupas e calçados adequados, saia em excursão ou alugue um barco e não esqueça a máquina fotográfica.
 
Assista o vídeo
 
COPYRIGHT © 2007 - Guiadecananeia.com.br - Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks
Visite o nosso website